quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Refutações cínicas

Diógenes deu a seguinte resposta a alguém que sustentava que não existe o movimento: levantou-se e começou a andar. A outra pessoa, que dissertava sobre os fenômenos celestes, Diógenes perguntou: "Há quantos dias chegaste do céu?".

Platão definira o homem como um animal bípede, sem asas, e recebeu aplausos; Diógenes depenou um galo e o levou ao local das aulas, exclamando: "Eis o homem de Platão!".

A alguém que lhe disse: "És velho, repousa!", Diógenes respondeu: "Como? Se estivesse correndo num estádio, eu deveria diminuir o ritmo ao me aproximar da chegada? Ao contrário, deveria aumentar a velocidade".

Quando alguém o reprovou por seu exílio, sua resposta foi: "Mas me dediquei à filosofia por causa disso, infeliz". Dizendo outra pessoa que o povo de Sinope o condenara ao exílio, Diógenes replicou: "E eu o condenei a permanecer onde estava".

Ouvindo uma preleção de Platão sobre as ideias, na qual esse filósofo se referia a nomes como "mesidade" e "tacidade", Diógenes ponderou: "A mesa e a taça eu vejo, Platão, porém tua mesidade e tacidade não posso ver de forma alguma".

(Diógenes Laércio)

Um comentário: